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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

estrategia

O potencial de consumo das 10 maiores comunidades do Brasil

Por rodrigogoyanna em estrategia

18 de setembro de 2017

Em 2016, as periferias brasileiras movimentaram mais de 141 bilhões de reais. Só as classes B2, C1 e C2 responderam por 96 bilhões de reais desse montante.

Agora, um novo estudo da outdoor social, especializada em meios de comunicação para classes populares, mostra o potencial de consumo das dez comunidades mais populosas do Brasil.

A análise mostra, assim, o potencial de oportunidades para empresas e marcas dentro das comunidades. Oportunidades, também, para atrair anunciantes e estratégias de marketing para aquelas áreas.

Entre os segmentos que mais movimentam a economia nas comunidades, estão alimentação dentro de casa, artigos de limpeza, calçados, eletrodomésticos e equipamentos, medicamentos, higiene e cuidados pessoais, material de construção, matrículas e mensalidades e vestuário confeccionados.

Confira os resultados:

1. Rocinha (RJ)

Moradores: 71 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$129 milhões
  • Material de construção: 50 milhões
  • Medicamentos: R$ 38 milhões
  • Vestuário: e R$ 25 milhões

2. Rio das Pedras (RJ)

Moradores: 56 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 107 milhões
  • Material de construção: R$ 43 milhões
  • Medicamentos: R$ 32 milhões
  • Vestuário: R$ 21 milhões

3. Heliópolis (SP)

Moradores: 43 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 88 milhões
  • Medicamentos: R$ 27 milhões
  • Material de construção: R$ 23 milhões
  • Vestuário: R$ 9 milhões

4. Paraisópolis (SP)

Moradores: 45 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 93 milhões
  • Medicamentos: R$ 29 milhões
  • Material de construção: R$ 22 milhões
  • Vestuário: R$20 milhões

5. Cidade de Deus (AM)

Moradores: 48 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 112 milhões
  • Material de construção: R$ 24 milhões
  • Vestuário: R$ 22 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 17 milhões

6. Baixada do Condor (PA)

Moradores: 40 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$97 milhões
  • Material de construção: R$ 21 milhões
  • Vestuário: R$ 20 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: 15 milhões

7. Baixada da Estrada Nova Jurunas (PA)

Moradores: 54 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 130 milhões
  • Material de construção: R$ 27 milhões
  • Vestuário: R$ 27 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 19 milhões

8. Casa Amarela (PE)

Moradores: 55 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$94 milhões
  • Material de construção: R$ 20 milhões
  • Medicamentos: R$ 19 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 18 milhões

9. Coroadinho (MA)

Moradores: 57 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$104 milhões
  • Material de construção: R$20 milhões
  • Vestuários: R$ 19 milhões
  • Medicamentos: R$17 milhões

10. Sol Nascente (DF)

Moradores: 64 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 85 milhões
  • Material de construção: R$ 42 milhões
  • Vestuários: R$ 25 milhões
  • Medicamentos:  R$ 19 milhões

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Aplicativo FamilyDoc enxerga novo mercado para profissionais de saúde

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de setembro de 2017

Os aplicativos, e suas infinitas possibilidades de mudar a sociedade e suas relações,  chegaram, em Fortaleza, à área de saúde. FamilyDoc é um app que vai disponibilizar profissionais aos pacientes. Médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas  já estão se cadastrando por meio do site ou pelo próprio sistema mobile, que pode ser baixado pela GooglePlay ou App Store. A interface é acessível e o ambiente é fácil de ser utilizado.
Previsto para dar início aos atendimentos, em Fortaleza, no final de setembro, o FamilyDoc possibilita ao profissional, por meio do Painel de Controle do App, informar o tipo de atendimento oferecido, dias e horários disponíveis, valor da consulta, localização e deslocamento em tempo real do interessado, acompanhamento e agendamento de novas consultas, possíveis atrasos, melhor rota, movimentação financeira, entre outras opções.
Idealizado por Alexandre Cavalcanti, Médico, Professor da Unifor e Mestre em Saúde Pública, o FamilyDoc promete uma revolução na relação profissional/paciente. Ele explica que o App surgiu a partir da percepção que a necessidade das pessoas era por um atendimento com maior proximidade com o profissional. “Outro diferencial é a possibilidade atendimento na casa do paciente, um benefício inconteste, principalmente para aquelas famílias que têm crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.”. Cavalcanti destaca que, pelo aplicativo, é possível encontrar um profissional que esteja mais próximo ou disponível no horário que o paciente precisa de atendimento. “E não apenas quando tiver vaga pelo plano.”, ressalta.
Saiba Mais
O FamilyDoc representa um novo modelo de atendimento com ganhos tanto para os profissionais quando para os pacientes, em quatro modelos:
1. Atendimento domiciliar para o mesmo dia, em até 3 horas. São aquelas situações em que o deslocamento do paciente até o consultório torna-se mais difícil. Com o FamilyDoc, é possível realizar um atendimento domiciliar para o mesmo dia. O paciente consulta a lista de especialidade e opta pelo que for mais conveniente de acordo com currículo, proximidade ou faixa de valor da consulta.
2. Atendimento no consultório para o mesmo dia. Da mesma forma que a modalidade anterior, com o FamilyDoc o médico pode escolher estar disponível para o atendimento no consultório, ocupando os espaços da agenda da maneira que melhor convier.
3. Agendamento domiciliar. O profissional de saúde pode se programar para realizar atendimento, com data marcada, na residência do paciente, valorizando os momentos de maior disponibilidade em sua agenda.
4. Agendamento em consultório. O profissional pode se colocar à disposição no aplicativo nos momentos que o consultório estiver com menor movimento, preenchendo horas vagas.
Serviço
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Teacher’s scotch whisky amplia portfólio e lança rótulo 12yo

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

11 de setembro de 2017

O whisky Teacher’s dá mais um passo importante em sua história. Seguindo a tendência global por destilados super premium, a marca escocesa anuncia a chegada do seu novo rótulo no mercado, Teacher’s Scotch Whisky 12yo. Como um autêntico whisky 12yo, o produto tem sabor encorpado e sofisticado, resultado de um blended equilibrado e marcante.

 

Produzido na destilaria de Ardmore, na Escócia, Teacher’s 12yo traz modernidade e inovação para o potifólio da marca, mas sem perder as características marcantes e tradicionais de Teacher’s, que tem mais de 180 anos de história. O produto, de propriedade Beam Suntory – terceira maior empresa de bebidas destiladas do mundo -, apresenta suave aroma adocicado de caramelo, pera e laranja, trazendo ao paladar uma experiência prolongada com toque amadeirado, defumado e turfado, resultado de um processo de envelhecimento em barris de carvalho, tendo seu acabamento final de maturação realizado em barris de single malt de Islay, do premiado whisky Laphroiag.

 

“Teacher’s 12yo fala diretamente com apreciadores de destilados na faixa etária entre 26 e 45 anos. São consumidores mais exigentes, que apreciam sabores inesquecíveis, priorizando a qualidade e personalidade do produto”, ressalta Sylvia Sarubbi Costa, gerente de marketing de Teacher’s para Brasil, Paraguai e Uruguai.

 

Em recipiente de 750ml, o novo rótulo super premium de Teacher’s leva a seu apreciador sensações únicas, numa experiência gustativa completa. Seus aromas são um blend adocicado – com notas de caramelo e laranja. Em boca, tem sabor longo e prolongado, com toques de defumado e turfa, devido ao seu acabamento em barris especiais.

 

O scotch será comercializado inicialmente com exclusividade no Brasil e na Índia, principais praças globais da marca, sendo o Nordeste brasileiro o primeiro mercado a receber a novidade. O novo produto chegará às gôndolas em setembro deste ano (2017), com preço sugerido de R$ 99,90, e será comercializado prioritariamente em Pernambuco, na Paraíba, no Ceará, no Rio Grande do Norte e em Alagoas.

 

“Nosso 12yo vem para somar ao portifólio de Teacher’s, o whisky mais vendido do Brasil, fortalecendo ainda mais nossa liderança e ampliando as possibilidades de mercado, com a entrada para o segmento super premium”, ressalta Walter Celli, presidente da Beam Suntory Brasil.

 

O novo rótulo chega para consolidar um trabalho global realizado pela Teacher’s, sendo a primeira grande inovação da marca. “Teacher’s 12yo vem para atender às demandas dos novos apreciadores, principalmente no Brasil, mercado prioritário de Teacher’s”, destacou Idit Jankelovicius, Gerente de Inovação e Consumer Insights para a America Latina.

 

Com o slogan “Teacher’s Scotch Whisky 12 yo – A marca do tempo”, a campanha de lançamento do novo rótulo ressalta as credenciais super premium do produto, mas sem deixar de lado todo o legado e qualidade da marca. As ações de comunicação serão direcionais para mídias digitais e eventos, além de ativações nos principais pontos de venda e de doses das praças-alvo.

 

Sobre Beam Suntory – Terceira maior empresa de bebidas destiladas do mundo, a japonesa Beam Suntory se destaca pela diversidade de seu portfólio, com grande expertise em whiskies, como os escoceses Teacher´s e Laphroaig, o Bourbon Jim Beam e o famoso japonês Yamazaki. Também possui marcas fortes em categorias como tequila, vodca, conhaque, gim, rum, entre outros.  A Beam Suntory e a única empresa do mundo que possui estoques das cinco grandes origens de whisky do mundo: americano, japonês, irlandês, escocês e canadense.

 

Sobre Bacardi – Fundada há mais de 150 anos pelo espanhol Facundo Bacardi Massó em Cuba, a multinacional reuniu um largo portfólio ao longo da sua trajetória. A lista inclui grandes bebidas como o rum homônimo, e suas diferentes versões, as vodcas Grey Goose e Eristoff, o gin Bombay Sapphire, o vermute Martini e o whisky William Lawson. Além disso, a empresa é responsável pela distribuição dos produtos da Beam Suntory no Brasil, incluindo Teacher’s Scotch Whisky.​

 

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Burger King vai dar hambúrguer de graça para quem for demitido

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

01 de setembro de 2017

Foi demitido? Situação difícil… Mas tudo ficará menos pior com um hambúrguer na mão.

Nos EUA, uma ação do Burger King está dando whoppers de graça para quem acabou de perder o emprego.

Para isso, a pessoa precisa avisar o fato em sua página no Linkedin e escrever “Fui demitido. Quero um whopper grátis”.

Além disso, deve usar a hashtag #WhopperSeverance. “Severance” quer dizer “indenização”, em inglês.

Depois, a pessoa recebe em seu e-mail um link onde pode se cadastrar para finalmente receber, em casa, uma carta “oficial” e um cartão que dá direito a trocar por um lanche em um dos restaurantes da rede.

A ideia da ação de marketing da marca é justamente essa: indenizar quem perdeu o emprego e animá-los com um sanduíche de graça.

O “mimo”, certamente compartilhado nas redes sociais, tende a trazer um buzz positivo para a marca.

O cartão que vem junto com o lanche diz “We know getting fired sucks, but getting a free Whopper doesn’t” (“Nós sabemos que ser demitido é um saco, mas receber um Whopper grátis não”).

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YouTube apresenta novo logo

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de agosto de 2017

Youtube está de cara nova. O Google anunciou ontem (29) a mudança do logo da plataforma criada em 2005.

O padrão em branco, vermelho e preto se mantém. Mas a “televisão” vermelha sai do “Tube” e vai para a frente do nome YouTube.

A mudança do “tube” – palavra em inglês que se refere à televisão (das antigas, da época das TVs de tubo) – não é tão inocente assim.

Nunca na história da marca, muito menos em 2017, os usuários do YouTube assistiram ao conteúdo na televisão, sendo a preferência, obviamente, por smartphones, tablets e desktops.

A entrada do símbolo de “play” traz algo de “universal” no reconhecimento instantâneo: esse logo tem a ver com vídeo.

O tom do vermelho também mudou, ficando mais vibrante. A tipologia também foi trocada, ficando mais destacada e firme.

Site e app já foram atualizados com a novidade.

A renovação da identidade visual vem junto com mudanças em layout e funcionalidades de site e app. Nos próximos meses, o YouTube apresentará outras mudanças.

Confira a mudança:

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Magazine Luiza surpreende homem com notícia de gravidez

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de agosto de 2017

Na sua campanha de Dia dos Pais, o magazine luiza resolveu trazer uma história real cheia de surpresa e emoção.

No vídeo, um homem que ainda não sabia que sua companheira estava grávida é surpreendido com a notícia. Uma linda reviravolta para o dia dos pais que acontece no próximo domingo (13).

Na campanha “Como contar a maior notícia de todas?”, William Silva vai retirar, a pedido da esposa, produtos em uma loja da marca (na opção “Retire na Loja”, compras feitas no site podem ser retiradas no mesmo dia em lojas físicas).

Chegando ao local, descobre que a compra é composta por berço, fraldas e diversos outros itens de bebê. Sua mulher, Regiane Ribeiro, logo aparece para explicar tudo: a família vai crescer.

O comercial reforça o mote atual do Magazine Luiza, “A vida que você merece começa no Magalu”.

A criação foi da agência David.

Confira:

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Jose Cuervo instala fontes de tequila em Los Angeles

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de julho de 2017

Sabe aquele sonho infantil de pôr refrigerante no bebedouro da escola que quando mais velho se transforma em ter filtros de bebida alcoólica no trabalho? A CP+B sabe e transformou esse desejo em realidade na parceria com a Jose Cuervo. Na ação para comemorar o National Tequila Day (24), a marca instalou diversas fontes que jorravam o destilado em importantes pontos de Los Angeles.

Para acalmar os ânimos, as cobiçadas estações da “H2Cuervo” tinham organizadores para atestar a idade legal e garantir que os participantes dessem lugar a outras pessoas. A ativação faz parte da campanha “Tomorrow is Overated” (Amanhã é Superestimado) que defende a importância de aproveitar o momento.

Confira abaixo as fotos do evento e o filme manifesto de reposicionamento da marca:

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Pizza Hut vai te seguir por aí e oferecer uma promoção quentinha

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

18 de julho de 2017

Não se espante se, na próxima vez que você passar ao lado de um restaurante pizza hut, um anúncio no seu celular lhe avisar de alguma promoção de pizza quentinha.

Em “Aqui Agora”, a sua primeira campanha conceitual para o digital, a marca usará o sistema de geolocalização dos smartphones para enviar anúncios a consumidores que estejam em um raio de dois quilômetros de um restaurante Pizza Hut no Brasil.

Os anuncios serão personalizados, de acordo com a localização das mais de cem lojas participantes.

Quando um consumidor passar perto de um restaurante, o anúncio poderá aparecer em seu facebook ou em alguma game que ele esteja jogando no smartphone.

Para os anúncios em games, a Pizza Hut está usando a plataforma In Loco Media, empresa especialista nesse tipo de inserção.

Os anúncios mostram, por exemplo, promoções de superfatia, pizza individual e pizza grande. Nos sabores, calabresa e mussarela.

As promoções serão válidas para compras nas lojas ou via delivery e online.

A estratégia busca conquistar jovens consumidores da geração millennial e também consolidar sua posição entre os clientes com mais de 35 anos.

A criação da campanha foi da agência REF+T. É o primeiro trabalho da agência para a Pizza Hut, depois de conquistar a sua conta em janeiro de 2017.

As inserções durarão 45 dias. A marca também usará peças nas ruas em diversas cidades brasileiras.

Confira alguns dos anúncios:

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4 entre 10 brasileiros se incomodam com vendedores de lojas

Por rodrigogoyanna em estrategia, Foco, Marketing

16 de julho de 2017

Em uma sociedade onde é cada vez mais comum as compras on line, como ficarão as lojas físicas e seus vendedores?

Dados revelados pela nova pesquisa “Futuro do Varejo”, da MindMiners, mostram que muitos brasileiros questionam os vendedores de lojas físicas e preferem fazer compras usando PCs, smartphones e redes sociais.

A pesquisa mostrou que 39% dos brasileiros se incomodam com a presença dos vendedores em lojas.

Os millennials (geração Y, dos nascidos entre o meio dos anos 1980 e o começo dos anos 1990) se incomodam mais: 42% não gostam muito do papel dos vendedores.

Ao mesmo tempo, os consumidores estão usando os smartphones para obter informações de produtos e compras não somente em casa, antes de sair às compras, mas dentro das próprias lojas.

Assim, tiram um pouco do papel do vendedor que recomenda produtos e fornece informações sobre eles.

54% dos consumidores brasileiros já usaram o smartphone dentro de uma loja, buscando ler comentários e opiniões de outros compradores.

Já 67% usaram o smartphone dentro de uma loja para comparar preço antes de decidir pela compra.

Compras online

Segundo a pesquisa, 91% dos brasileiros já realizaram uma compra online.

No último ano, 44% fizeram de 2 a 5 compras online. Outros 22% fizeram de 6 a 10 compras.

Redes sociais

As redes sociais são usadas para ter confiança na hora de comprar. 56% compartilham suas experiencias positivas nas redes. 

Críticas negativas são ainda mais relevantes: 83% prestam mais atenção nelas do que em comentários positivos.

Além disso, 38% já compraram algo clicando em um link encontrado em alguma rede social.

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Gretchen e Rita Cadillac protagonizam novo comercial da Netflix

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

09 de julho de 2017

Depois de ter participado clipe de Swish Swish, música de Katy Perry, Gretchen é a estrela do comercial da nova série da netflix, Glow.

No vídeo, a cantora vai para fazer um teste para o reality e encanta os produtores ao dançar, rebolar e falar francês.

Pronta para subir no ringue, Gretchen encontra Rita Cadillac, com quem ‘luta’.

Confira o comercial:

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O potencial de consumo das 10 maiores comunidades do Brasil

Por rodrigogoyanna em estrategia

18 de setembro de 2017

Em 2016, as periferias brasileiras movimentaram mais de 141 bilhões de reais. Só as classes B2, C1 e C2 responderam por 96 bilhões de reais desse montante.

Agora, um novo estudo da outdoor social, especializada em meios de comunicação para classes populares, mostra o potencial de consumo das dez comunidades mais populosas do Brasil.

A análise mostra, assim, o potencial de oportunidades para empresas e marcas dentro das comunidades. Oportunidades, também, para atrair anunciantes e estratégias de marketing para aquelas áreas.

Entre os segmentos que mais movimentam a economia nas comunidades, estão alimentação dentro de casa, artigos de limpeza, calçados, eletrodomésticos e equipamentos, medicamentos, higiene e cuidados pessoais, material de construção, matrículas e mensalidades e vestuário confeccionados.

Confira os resultados:

1. Rocinha (RJ)

Moradores: 71 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$129 milhões
  • Material de construção: 50 milhões
  • Medicamentos: R$ 38 milhões
  • Vestuário: e R$ 25 milhões

2. Rio das Pedras (RJ)

Moradores: 56 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 107 milhões
  • Material de construção: R$ 43 milhões
  • Medicamentos: R$ 32 milhões
  • Vestuário: R$ 21 milhões

3. Heliópolis (SP)

Moradores: 43 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 88 milhões
  • Medicamentos: R$ 27 milhões
  • Material de construção: R$ 23 milhões
  • Vestuário: R$ 9 milhões

4. Paraisópolis (SP)

Moradores: 45 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 93 milhões
  • Medicamentos: R$ 29 milhões
  • Material de construção: R$ 22 milhões
  • Vestuário: R$20 milhões

5. Cidade de Deus (AM)

Moradores: 48 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 112 milhões
  • Material de construção: R$ 24 milhões
  • Vestuário: R$ 22 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 17 milhões

6. Baixada do Condor (PA)

Moradores: 40 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$97 milhões
  • Material de construção: R$ 21 milhões
  • Vestuário: R$ 20 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: 15 milhões

7. Baixada da Estrada Nova Jurunas (PA)

Moradores: 54 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 130 milhões
  • Material de construção: R$ 27 milhões
  • Vestuário: R$ 27 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 19 milhões

8. Casa Amarela (PE)

Moradores: 55 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$94 milhões
  • Material de construção: R$ 20 milhões
  • Medicamentos: R$ 19 milhões
  • Higiene e cuidados pessoais: R$ 18 milhões

9. Coroadinho (MA)

Moradores: 57 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$104 milhões
  • Material de construção: R$20 milhões
  • Vestuários: R$ 19 milhões
  • Medicamentos: R$17 milhões

10. Sol Nascente (DF)

Moradores: 64 mil

Maiores potenciais de consumo

  • Alimentação em casa: R$ 85 milhões
  • Material de construção: R$ 42 milhões
  • Vestuários: R$ 25 milhões
  • Medicamentos:  R$ 19 milhões