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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

branding

Aplicativo FamilyDoc enxerga novo mercado para profissionais de saúde

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de setembro de 2017

Os aplicativos, e suas infinitas possibilidades de mudar a sociedade e suas relações,  chegaram, em Fortaleza, à área de saúde. FamilyDoc é um app que vai disponibilizar profissionais aos pacientes. Médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas  já estão se cadastrando por meio do site ou pelo próprio sistema mobile, que pode ser baixado pela GooglePlay ou App Store. A interface é acessível e o ambiente é fácil de ser utilizado.
Previsto para dar início aos atendimentos, em Fortaleza, no final de setembro, o FamilyDoc possibilita ao profissional, por meio do Painel de Controle do App, informar o tipo de atendimento oferecido, dias e horários disponíveis, valor da consulta, localização e deslocamento em tempo real do interessado, acompanhamento e agendamento de novas consultas, possíveis atrasos, melhor rota, movimentação financeira, entre outras opções.
Idealizado por Alexandre Cavalcanti, Médico, Professor da Unifor e Mestre em Saúde Pública, o FamilyDoc promete uma revolução na relação profissional/paciente. Ele explica que o App surgiu a partir da percepção que a necessidade das pessoas era por um atendimento com maior proximidade com o profissional. “Outro diferencial é a possibilidade atendimento na casa do paciente, um benefício inconteste, principalmente para aquelas famílias que têm crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.”. Cavalcanti destaca que, pelo aplicativo, é possível encontrar um profissional que esteja mais próximo ou disponível no horário que o paciente precisa de atendimento. “E não apenas quando tiver vaga pelo plano.”, ressalta.
Saiba Mais
O FamilyDoc representa um novo modelo de atendimento com ganhos tanto para os profissionais quando para os pacientes, em quatro modelos:
1. Atendimento domiciliar para o mesmo dia, em até 3 horas. São aquelas situações em que o deslocamento do paciente até o consultório torna-se mais difícil. Com o FamilyDoc, é possível realizar um atendimento domiciliar para o mesmo dia. O paciente consulta a lista de especialidade e opta pelo que for mais conveniente de acordo com currículo, proximidade ou faixa de valor da consulta.
2. Atendimento no consultório para o mesmo dia. Da mesma forma que a modalidade anterior, com o FamilyDoc o médico pode escolher estar disponível para o atendimento no consultório, ocupando os espaços da agenda da maneira que melhor convier.
3. Agendamento domiciliar. O profissional de saúde pode se programar para realizar atendimento, com data marcada, na residência do paciente, valorizando os momentos de maior disponibilidade em sua agenda.
4. Agendamento em consultório. O profissional pode se colocar à disposição no aplicativo nos momentos que o consultório estiver com menor movimento, preenchendo horas vagas.
Serviço
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Burger King vai dar hambúrguer de graça para quem for demitido

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

01 de setembro de 2017

Foi demitido? Situação difícil… Mas tudo ficará menos pior com um hambúrguer na mão.

Nos EUA, uma ação do Burger King está dando whoppers de graça para quem acabou de perder o emprego.

Para isso, a pessoa precisa avisar o fato em sua página no Linkedin e escrever “Fui demitido. Quero um whopper grátis”.

Além disso, deve usar a hashtag #WhopperSeverance. “Severance” quer dizer “indenização”, em inglês.

Depois, a pessoa recebe em seu e-mail um link onde pode se cadastrar para finalmente receber, em casa, uma carta “oficial” e um cartão que dá direito a trocar por um lanche em um dos restaurantes da rede.

A ideia da ação de marketing da marca é justamente essa: indenizar quem perdeu o emprego e animá-los com um sanduíche de graça.

O “mimo”, certamente compartilhado nas redes sociais, tende a trazer um buzz positivo para a marca.

O cartão que vem junto com o lanche diz “We know getting fired sucks, but getting a free Whopper doesn’t” (“Nós sabemos que ser demitido é um saco, mas receber um Whopper grátis não”).

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YouTube apresenta novo logo

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de agosto de 2017

Youtube está de cara nova. O Google anunciou ontem (29) a mudança do logo da plataforma criada em 2005.

O padrão em branco, vermelho e preto se mantém. Mas a “televisão” vermelha sai do “Tube” e vai para a frente do nome YouTube.

A mudança do “tube” – palavra em inglês que se refere à televisão (das antigas, da época das TVs de tubo) – não é tão inocente assim.

Nunca na história da marca, muito menos em 2017, os usuários do YouTube assistiram ao conteúdo na televisão, sendo a preferência, obviamente, por smartphones, tablets e desktops.

A entrada do símbolo de “play” traz algo de “universal” no reconhecimento instantâneo: esse logo tem a ver com vídeo.

O tom do vermelho também mudou, ficando mais vibrante. A tipologia também foi trocada, ficando mais destacada e firme.

Site e app já foram atualizados com a novidade.

A renovação da identidade visual vem junto com mudanças em layout e funcionalidades de site e app. Nos próximos meses, o YouTube apresentará outras mudanças.

Confira a mudança:

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Magazine Luiza surpreende homem com notícia de gravidez

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de agosto de 2017

Na sua campanha de Dia dos Pais, o magazine luiza resolveu trazer uma história real cheia de surpresa e emoção.

No vídeo, um homem que ainda não sabia que sua companheira estava grávida é surpreendido com a notícia. Uma linda reviravolta para o dia dos pais que acontece no próximo domingo (13).

Na campanha “Como contar a maior notícia de todas?”, William Silva vai retirar, a pedido da esposa, produtos em uma loja da marca (na opção “Retire na Loja”, compras feitas no site podem ser retiradas no mesmo dia em lojas físicas).

Chegando ao local, descobre que a compra é composta por berço, fraldas e diversos outros itens de bebê. Sua mulher, Regiane Ribeiro, logo aparece para explicar tudo: a família vai crescer.

O comercial reforça o mote atual do Magazine Luiza, “A vida que você merece começa no Magalu”.

A criação foi da agência David.

Confira:

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Jose Cuervo instala fontes de tequila em Los Angeles

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

30 de julho de 2017

Sabe aquele sonho infantil de pôr refrigerante no bebedouro da escola que quando mais velho se transforma em ter filtros de bebida alcoólica no trabalho? A CP+B sabe e transformou esse desejo em realidade na parceria com a Jose Cuervo. Na ação para comemorar o National Tequila Day (24), a marca instalou diversas fontes que jorravam o destilado em importantes pontos de Los Angeles.

Para acalmar os ânimos, as cobiçadas estações da “H2Cuervo” tinham organizadores para atestar a idade legal e garantir que os participantes dessem lugar a outras pessoas. A ativação faz parte da campanha “Tomorrow is Overated” (Amanhã é Superestimado) que defende a importância de aproveitar o momento.

Confira abaixo as fotos do evento e o filme manifesto de reposicionamento da marca:

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Pizza Hut vai te seguir por aí e oferecer uma promoção quentinha

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

18 de julho de 2017

Não se espante se, na próxima vez que você passar ao lado de um restaurante pizza hut, um anúncio no seu celular lhe avisar de alguma promoção de pizza quentinha.

Em “Aqui Agora”, a sua primeira campanha conceitual para o digital, a marca usará o sistema de geolocalização dos smartphones para enviar anúncios a consumidores que estejam em um raio de dois quilômetros de um restaurante Pizza Hut no Brasil.

Os anuncios serão personalizados, de acordo com a localização das mais de cem lojas participantes.

Quando um consumidor passar perto de um restaurante, o anúncio poderá aparecer em seu facebook ou em alguma game que ele esteja jogando no smartphone.

Para os anúncios em games, a Pizza Hut está usando a plataforma In Loco Media, empresa especialista nesse tipo de inserção.

Os anúncios mostram, por exemplo, promoções de superfatia, pizza individual e pizza grande. Nos sabores, calabresa e mussarela.

As promoções serão válidas para compras nas lojas ou via delivery e online.

A estratégia busca conquistar jovens consumidores da geração millennial e também consolidar sua posição entre os clientes com mais de 35 anos.

A criação da campanha foi da agência REF+T. É o primeiro trabalho da agência para a Pizza Hut, depois de conquistar a sua conta em janeiro de 2017.

As inserções durarão 45 dias. A marca também usará peças nas ruas em diversas cidades brasileiras.

Confira alguns dos anúncios:

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Burger King lança cachorro-quente no país com campanha “travessa”: o que é mais importante, o tamanho da salsicha ou como se faz?

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

22 de junho de 2017

A Burger King encontrou uma maneira “engraçadinha” para lançar dois novos cachorros-quentes no Brasil. Em vídeo promocional, a rede de fast-food pergunta a seus consumidores “O que é mais importante: o tamanho da salsicha ou como se faz?”.

A resposta que teve mais adeptos é a que se tornou o mote da campanha dos novos cachorros quentes da marca: “como se faz”. Segundo a Burger King, as salsichas que acompanham os dois novos lanches que chegam hoje ao cardápio fixo das lojas brasileiras são feitas de carne 100% bovina e grelhada.

São duas versões do chamado Grill Dog: o clássico, que leva mostarda, ketchup, batata palha e maionese da marca, e o Cheddar Bacon que, como o próprio o nome sugere, vem com os adicionais de bacon e queijo cheddar.

Os cachorros-quentes foram primeiramente lançados nos EUA no começo de 2016. Eles já eram vendidos em lojas da Burger King no interior do estado de São Paulo desde o final do ano passado.

O preço sugerido para o Grill Dog individual é de 7,90 reais. O Combo Grill Dog com dois cachorros-quentes (sabores à escolha do cliente), batata média e refrigerante (refil grátis) sai por 22,90 reais.

Você pode ver o vídeo da campanha, assinado pela DAVID São Paulo, abaixo:

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Iniciativa da Samsung para deficientes é finalista de Cannes

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

13 de junho de 2017

O projeto “Teatro para todos os ouvidos”, que usa óculos de realidade virtual para legendar uma peça de teatro para deficientes auditivos, é finalista do Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2017, na categoria Innovation Lions.

Criada pela Leo Burnett Tailor Made para a Samsung, com produção da Trator Filmes, a iniciativa aconteceu na peça teatral “O Pai”, protagonizada por Fulvio Stefanini, no teatro do shopping Frei Caneca e no Fernando Torres, em SP. A temporada neste último teatro acaba em julho.

Em vez de terem uma experiência totalmente imersiva que os venda de tudo que está ao seu redor e os coloca em um ambiente virtual, os deficientes auditivos veem toda a peça com a tecnologia de realidade aumentada, uma camada digital à frente de sua visão. Ou seja, apesar do Gear VR ter sido criado para a realidade virtual (imersão completa), o projeto o utiliza para realidade aumentada.

Para que isso seja possível, o Gear VR é usado em combinação com o smartphone Galaxy S7. Toda a apresentação é vista pelo aparelho, através da sua câmera.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e oferece 10 pares de ingressos para deficientes auditivos e acompanhantes para apreciar o espetáculo.

Andrea Mello, diretora de marketing da Samsung, afirmou que a empresa realizou um levantamento junto aos deficientes auditivos no qual constatou-se uma dificuldade de acompanhar o enredo da peça com a tradução em Libras.”Esse projeto reforça a visão da marca, que é oferece para as pessoas a descoberta de novas possibilidades através da tecnologia”, disse Mello. 

O Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2017 será realizado entre 17 e 24 de junho.

Veja o vídeo de divulgação do projeto.

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A propaganda do serenata de Amor – O marketing a serviço dos relacionamentos

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

08 de maio de 2017

Se o chocolate é um companheiro na falta do saudoso namorado, o serenata de amor se vende como um produto que sente suas dores, e usa o marketing como estratégia de humanização da marca; ele te ensina a voltar a ser feliz.

A propaganda entrega a mensagem que relacionamento não tem uma receita de felicidade definida, às vezes você precisa sair dos planos que você faz pra sua vida (e da sua dieta).

O  mais importante é nunca deixar de acreditar que apesar das variações que a vida ou a balança te apresentam, sempre vale a pena apostar no amor, ou no serenata de amor.

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Menina de 5 anos reclama de roupas da Gap e CEO acata críticas

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing, Relacionamento interpessoal

01 de maio de 2017

Roupas rosas e com imagens de princesas são de meninas. Roupas azuis e com carros ou foguetes são de meninos. Certo? De maneira alguma.

Alice Jacob, uma menina americana de cinco anos de idade, decidiu reclamar diretamente com a Gap sobre essa divisão ilógica entre “roupas de garotas e roupas de garotos”.

Em seis de março, Beth Jacob, a mãe de Alice, publicou uma carta no jornal The Washington Post onde descrevia a infelicidade da menina e da dificuldade em encontrar roupas em lojas.

A mãe também falou sobre como não tem mais sentido, em 2017, promover tal divisão absurda. Ela conta que marcas menores, “indies”, até possuem roupas menos “divididas”, mas elas são caras e poucas. Ela gostaria de ver esse avanço nas lojas de grandes marcas, como a Gap.

A menina, frustrada, decidiu enviar uma carta à Gap, pedindo “camisetas legais” para as meninas. Ela é fã de carros de corrida, dinossauros, esportes, Star Wars, super-heróis e ciência. Mas nunca encontrava uma roupa voltada para ela. Na carta, ela pede uma variedade maior de opções.

A carta , de três de março, é clara:

“Vocês podem fazer uma seção ‘cool’ de camisetas para as garotas? Ou vocês podem fazer uma seção que que nao seja de meninos ou meninas, mas apenas uma seção ‘para crianças’?”, ela diz na carta. 

Ela também fala sobre a seção dos meninos:

“Eles têm Superman, Batman, rock’n’roll e esportes. E quanto às garotas que também gostam dessas coisas, como eu e minha amiga Olivia?”, diz.

Resposta da Gap

Quando a carta de Alice ficou famosa, algumas empresas decidiram responder.

A DC Comics, por exemplo, mandou uma carta agradecendo a garota pela iniciativa. Junto da carta, uma caixa cheia de presentes da marca para ela e seu irmão mais velho.

Já a Gap mandou uma carta de resposta do CEO da empresa, Jeff Kirwan.

Na mensagem, ele diz que ela parece “uma garota muito legal e com grande senso de estilo”.

Ele defende que a marca oferece uma grande variedade de roupas e que, para as meninas, há algumas estampas de dinossauros, futebol e heróis.

Mas admite a falha e que há como melhorar:

“Mas você está certa, eu acho que podemos fazer um trabalho melhor e oferecer mais coisas. Eu conversei com nossos designers e eles vão trabalhar em coisas ainda mais divertidas que eu sei você gostará muito”, escreve.

A marca também enviou à garota camisetas de sua última coleção.

Segundo a mãe, a resposta da menina ao ler a carta foi curta: “Uau!”.

Ela agradeceu a mensagem ao CEO e ainda fez mais um pedido: “Vocês poderiam fazer umas camisetas da Fera [de A Bela e a Fera]? Eu gosto dele porque ele é peludinho e parece o Chewbacca [personagem de Star Wars]”.

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Aplicativo FamilyDoc enxerga novo mercado para profissionais de saúde

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

12 de setembro de 2017

Os aplicativos, e suas infinitas possibilidades de mudar a sociedade e suas relações,  chegaram, em Fortaleza, à área de saúde. FamilyDoc é um app que vai disponibilizar profissionais aos pacientes. Médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e dentistas  já estão se cadastrando por meio do site ou pelo próprio sistema mobile, que pode ser baixado pela GooglePlay ou App Store. A interface é acessível e o ambiente é fácil de ser utilizado.
Previsto para dar início aos atendimentos, em Fortaleza, no final de setembro, o FamilyDoc possibilita ao profissional, por meio do Painel de Controle do App, informar o tipo de atendimento oferecido, dias e horários disponíveis, valor da consulta, localização e deslocamento em tempo real do interessado, acompanhamento e agendamento de novas consultas, possíveis atrasos, melhor rota, movimentação financeira, entre outras opções.
Idealizado por Alexandre Cavalcanti, Médico, Professor da Unifor e Mestre em Saúde Pública, o FamilyDoc promete uma revolução na relação profissional/paciente. Ele explica que o App surgiu a partir da percepção que a necessidade das pessoas era por um atendimento com maior proximidade com o profissional. “Outro diferencial é a possibilidade atendimento na casa do paciente, um benefício inconteste, principalmente para aquelas famílias que têm crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.”. Cavalcanti destaca que, pelo aplicativo, é possível encontrar um profissional que esteja mais próximo ou disponível no horário que o paciente precisa de atendimento. “E não apenas quando tiver vaga pelo plano.”, ressalta.
Saiba Mais
O FamilyDoc representa um novo modelo de atendimento com ganhos tanto para os profissionais quando para os pacientes, em quatro modelos:
1. Atendimento domiciliar para o mesmo dia, em até 3 horas. São aquelas situações em que o deslocamento do paciente até o consultório torna-se mais difícil. Com o FamilyDoc, é possível realizar um atendimento domiciliar para o mesmo dia. O paciente consulta a lista de especialidade e opta pelo que for mais conveniente de acordo com currículo, proximidade ou faixa de valor da consulta.
2. Atendimento no consultório para o mesmo dia. Da mesma forma que a modalidade anterior, com o FamilyDoc o médico pode escolher estar disponível para o atendimento no consultório, ocupando os espaços da agenda da maneira que melhor convier.
3. Agendamento domiciliar. O profissional de saúde pode se programar para realizar atendimento, com data marcada, na residência do paciente, valorizando os momentos de maior disponibilidade em sua agenda.
4. Agendamento em consultório. O profissional pode se colocar à disposição no aplicativo nos momentos que o consultório estiver com menor movimento, preenchendo horas vagas.
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