Publicidade

Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

branding

Burger King lança comercial natalino e, novamente, provoca McDonald s com presente

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

26 de dezembro de 2017

A Burger King deu um “presente de grego” a McDonald’s neste Natal. A ação, realizada na África do Sul, enviou uma churrasqueira “com chamas reais” para uma unidade da McDonald’s. Implicitamente (ou nem tanto), a BK diz que os hambúrgueres da concorrente não são feitos no fogo e nem grelhados como os do “rei”. A agência alemã Grabarz & Partner assinou a campanha “The Gift Of Fire”.

Publicidade

Marcas apostarão mais alto em branded content a partir de 2018

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

28 de novembro de 2017

O branded content, segmento do marketing que une publicidade e conteúdo editorial, não era um termo muito conhecido até cerca de três anos atrás, embora já fosse praticado, de certa forma, há decadas.

Desde 2016, os exemplos só ficaram mais numerosos e melhores, como osprogramas esportivos da red Bull, os filmes da LEGO e as campanhas da Always, como o premiado Like a Girl

Até mesmo o famoso festival nova-iorquino de cinema de Tribeca, fundado pelo ator Robert De Niro, criou em 2016 uma categoria premiar filmes de branded content.

Agora, o que vem? Moda que passará em breve ou realidade que veio para ficar? Para os profissionais de marketing e mídia do mercado, não há dúvida: 2018 marcará a consolidação do conteúdo de marca.

O evento Branded Content Talks, que aconteceu na manhã de hoje (23) em São Paulo, promovido pelo Grupo Abril e pelo  Estudio ABC, debateu o futuro do segmento e mostrou como audiência e consumidores estarão no centro das atenções a partir de agora.

Arnaldo Tibyriçá, novo presidente do Grupo Abril, ressaltou a importância do segmento para a empresa: “O ABC conecta aqueles que precisam se comunicar com sua audiência e aqueles que sabem como chegar nessa audiência. A comunicação está mudando, muitas coisas ainda não têm nome. O próprio branded content era assim um tempo atrás. É preciso estar atento a essas mudanças para continuar na ponta do mercado e manter a relevância”, analisou.

Engajamento e foco no consumidor

O publicitário Walter Longo, presidente do Grupo Abril até o começo de novembro, antes de Tibyriçá, trouxe uma fala de entusiasmo e expectativa para o futuro do branded content.

Para ele (e para diversos estudos), não há dúvidas de que tal segmento do marketing ficará cada vez mais relevante e essencial para empresas e marcas.

Análise da Business Insider, por exemplo, mostra que, nos EUA, o faturamento com branded content vai saltar de US$ 8 bilhões (2015) para US$ 21 bilhões em 2018.

Outro estudo, feito com 140 executivos de editoras de revistas em 39 países, mostra a expectativa de que 33% da receita de publicidade dos publishers virá de branded content em 2017 e 2018.

Longo analisou que a simbiose entre publicidade e conteúdo editorial traz duas necessidades que atuam de maneira sinérgica e espontânea. Uma não pode atrapalhar a outra ou criar produto que soa forçado e sem relevância. Se assim for, não é branded content e não é de qualidade.

Longo destacou a importância da palavra-chave “engajamento”. Sem engajamento, não se chega aos consumidores: “Se as pessoas precisam ver para crer, elas também precisam crer para ver. É preciso dar sentido às coisas e estabelecer conexão real e confiança de forma a se chegar no engajamento”.

Se em 2016 as marcas “acordaram de vez” e perceberam que havia branded content e que precisavam fazê-lo, em 2018 as marcas deverão tomar conta totalmente do paradigma.

Longo destacou outros pontos essenciais nessa nova estratégia de marketing: a batalha por atenção, não por audiência; a busca por uma audiência qualificada e que, de antemão, está interessada no assunto a ser produzido; o fim da era da interrupção, sendo que agora é a audiência que decide qual será a conversa e onde e como ela se dará; e a tendência de as marcas se transformarem em empresas de mídia.

Esse último fenômeno já se faz claro. A Red Bull produz conteúdo, eventos, shows e filmes. A Lego faz filmes que levam milhões aos cinemas. P&G, L’Oréal também fazem mídia. O fenômeno cria o que está sendo chamado de private label media.

Segundo Longo, a Coca-Cola pretende ser, até 2020, a maior empresa de mídia do mundo. Ele também acredita na fusão de dois segmentos de empresas: de mídia (como Warner e HBO) e grandes grupos publicitários de alcance global.

Relevância de conteúdo

Patrícia Weiss, diretora do Abril Branded Content, falou sobre a necessidade de o conteúdo de marca contar histórias humanas, verdadeiras e que engajam.

“A tecnologia intensificou a necessidade humana básica de se conectar, interagir, criar narrativas e ouvi-las”, disse.

Weiss destacou algumas mudanças de paradigmas no branded content e que desafiam a publicidade tradicional: o foco na pessoa, não no produto; a necessidade básica da relevância do conteúdo; a passagem do push content (invasivo, que se empurra para o consumidor) para o pull content (que atrai, interessa, engaja).

Na análise da executiva, a publicidade tradicional continuará existindo, lado a lado com o branded content. Mas este fará aquela se reinventar e ficar mais eficiente. Segundo ela, um comercial que não engajar o consumidor com sua narrativa e conteúdo não irá sobreviver nem será eficiente para a marca.

Weiss também destacou que o ABC fará o In Studio, um programa mensal gravado no estúdio da Abril Comunicações que trará bate-papos sobre o segmento.

Publicidade

Metade dos brasileiros já vê mais vídeos online que TV

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

20 de novembro de 2017

Mais da metade dos brasileiros já passa mais tempo assistindo a vídeos online que assistindo à TV. 56% dos brasileiros com acesso à internet e TV preferem a web em 2017.

A descoberta é de uma nova pesquisa do Instituto Provokers, feita em parceria com o Google Brasil e Youtube.O estudo foi feito com 1500 brasileiros, entre 14 e 55 anos, das classes A, B e C. A amostragem de entrevistados representa 123 milhões de pessoas.

Em três anos, o consumo de vídeos online saltou 90,1%, enquanto o consumo de TV se manteve praticamente estável. 

Já o smartphone se consolidou como principal meio para consumir esses vídeos online: é usado por 83% das pessoas e é preferência de 57% delas.

Além disso, pouca gente se desconecta quando está na frente da TV: 87% continua online enquanto assiste a algo na TV.

Confira os principais resultados da pesquisa:

Quem assiste

86% assistem a vídeos na internet – desses, 99% usam o YouTube

14% não assistem a vídeos na internet

Crescimento: em 2014, apenas 67% assistiam a vídeos online

Em 2014

– Média de 21,9 horas por semana assistindo à televisão

– Média de 8,1 horas por semana assistindo a vídeos na internet

Em 2017

– Média de 22,6 horas por semana assistindo à televisão

– Média de 15,4 horas por semana assistindo a vídeos na internet

Ou seja: o consumo de vídeos online cresceu em ritmo maior que o crescimento de consumo na TV

90,1%: foi o que cresceu o consumo de vídeos na web entre 2014 e 2017.

Mais internet

56% dos brasileiros com acesso a TV e internet já veem mais vídeos online: estes costumam passar, em média, 11,9 horas por semana vendo TV e 13,4 horas por semana vendo vídeos online.

Motivos

E por que ver vídeos online?

– 83% porque busca conteúdo que não está na TV

– 43% porque quer ver um conteúdo que passou na TV, mas não conseguiu ver

– 19% para saber mais sobre um conteúdo que viu, primeiro, na TV

Os preferidos

As plataformas prediletas para assistir a conteúdo online:

– 42% prefere YouTube

– 20% prefere WhatsApp

– 15% prefere Netflix

– 8% prefere Facebook

– 7% prefere TV paga

Publicidade

7 entre 10 brasileiros vão adiantar o Natal na Black Friday 2017

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

16 de novembro de 2017

A Black Friday de 2017 acontece no próximo dia 24 de novembro. Na data, os brasileiros devem aproveitar para garantir o Natal, que ainda estará distante um mês.

7 entre 10 brasileiros (68,5% dos consumidores) vão aproveitar a data do varejo repleta de descontos já para comprar os presentes natalinos.

A descoberta é de um novo estudo da AondeConvem, plataforma de varejo mobile. A pesquisa foi feita online, com 17 mil usuários, entre 18 e 60 anos, no final de outubro. 

Intenção de compra

Em 2017, 90,66% pretendem comprar alguma coisa na Black Friday.

Neste ano, eletrodomésticos ultrapassaram os eletrônicos como os produtos mais desejados pelos consumidores.

22,6% dos que pretendem gastar nessa Black Friday vão comprar um eletrodoméstico. Depois, 18,3% desejam um eletrônico.

Sobre os destinos dos produtos comprados, 51,71% pretendem comprar algo para a família, enquanto 47,8% comprarão algo para si mesmos.

Gastos

A maior parcela dos consumidores (1 entre 5) pretende gastar entre 350 e 700 reais neste ano.

Uma parcela significativa (14,44%) está mirando mais alto: pretende gastar mais de 1750 reais.

Confira:

leia tudo sobre

Publicidade

Michael B. Jordan estrela campanha poderosa da Nike

Por rodrigogoyanna em branding, Foco, Marketing

10 de novembro de 2017

A Nike costuma, por razões óbvias, colocar grandes atletas em suas campanhas:Lebron james, Serena Williams e Simone Biles são alguns dos exemplos mais recentes.

Mas, em nova campanha, a marca esportiva trouxe um ator de Hollywood apaixonado por esportes: Michael B. Jordan.

O ator de 30 anos estrelou com boas críticas, por exemplo, o último filme da franquia Rocky: “Creed”. Filho de Apolo Creed, ele convence Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a treiná-lo.

Em “Grounded”, um vídeo de branded content feito pela Vice Sports para a Nike, o ator fala sobre a infância em Newark (NY), a pobreza, a paixão pelo esporte e a luta para conquistar seus sonhos.

A campanha traz imagens em preto e branco da cidade.

Assista:

leia tudo sobre

Publicidade

As marcas mais lembradas pelos brasileiros em 63 categorias

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

08 de novembro de 2017

Petrobras, Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung são cinco das marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros.

O Prêmio Folha Top of Mind 2017 revelou, na última semana, a pesquisa que trouxe as marcas mais lembradas em 63 categorias distintas.

A Petrobras levou o prêmio “Marca que representa o Brasil”, enquanto Omo, Coca-Cola, Nike e Samsung levaram o prêmio “Top do Top”.

Mais de sete mil consumidores, de 220 cidades, foram entrevistados pelo Datafolha.

Confira as marcas mais lembradas em todas as categorias:

Prêmio Top of Mind: as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros

Prêmio Top of Mind: as marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros (Datafolha/Reprodução)

leia tudo sobre

Publicidade

Nordeste recebe evento “Novos anunciantes”

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

23 de outubro de 2017

ortaleza, de 26 a 29 de outubro, se tornará a capital nacional do “Novos Anunciantes”. Evento que acontece há dois anos e a cada edição em uma cidade diferente do país. Destinado a empreendedores digitais, agências e afiliados e produtos online, tem como o propósito apresentar estratégias que reduzam os custos e aumentem a performance em campanhas de anúncios pela internet. Essa é a quinta edição nacional e ocorrerá no Hotel Oásis Atlântico.

 

Organizado pela catarinense Simplix, agência especializada em tráfego de campanhas de anúncios digitais e única parceira nacional da Digital Marketer, considerada a maior empresa de marketing digital do planeta, o “Novos Anunciantes” vai oferecer aos participantes palestras, mesas redondas, cases de sucesso e workshops exclusivos. Contará com exposições de grandes nomes nacionais e europeus, como Luciano Larossa, Bruno Avila e Kim Archetti, além de nomes de destaque local, como Luciano Farias e Kadu Baracho. “Estamos preparando uma verdadeira jornada empreendedora para quem quer ingressar com o pé direito. Sem dúvida, abriremos a caixa preta para mostrar tudo na prática”, garante Carlos Ramos, CEO da Simplix.

 

A estimativa é a de que 300 pessoas passem pelo local. “Vamos focar no que realmente acontece por trás de uma campanha de anúncios de sucesso. Não importando se ela será feita no Facebook, Google, YouTube ou qualquer outra fonte de tráfego”, analisa Ramos. Para encerrar, será ofertado um jantar para palestrantes, convidados vips, patrocinadores e mentorados do maior programa de formação de empresários do Brasil, o LEADME UP, o jantar tem como objetivo fortalecer o networking desse grupo.

 

Workshops especiais

Nos dias 26 e 27 de outubro, serão ofertados dois modelos de workshops. Um deles focado no público totalmente iniciantes, chamado “Bootcamp Afiliado Profissa”, e o outro com foco naquelas pessoas que já iniciaram seu empreendimento, mas que ainda não obtiveram resultados reais, o Workshop de Tráfego Avançado. “Iremos ensinar como os participantes poderão desenvolver as suas próprias estratégias, no planejamento de tráfego avançado das suas campanhas”, desafia Carlos Ramos.

 

Serviço:

Novos Anunciantes

Local: Hotel Oásis Atlântico, Avenida Beira-Mar 2500

Workshops: 26 e 27 de outubro

26 e 27 de Outubro : Workshop Bootcamp Afiliado Profissa  / 27 de Outubro : Workshop de Tráfego Avançado

Palestras: 28 e 29 de outubro

Mais informações e inscrições: novosanunciantes.com.br

Publicidade

Claro evolui posicionamento e adota nova assinatura de marca

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

23 de outubro de 2017

A Claro apresenta ao mercado seu novo posicionamento de marca: “Claro: Você merece o novo”. O conceito reforça o histórico de pioneirismo e inovação da marca, que tem papel de protagonista ao conectar pessoas com um mundo que muda aceleradamente através do digital e da mobilidade.

O novo posicionamento materializa a busca de estar sempre à frente, inovando em tecnologia, serviços e experiências para atender um consumidor cada vez mais conectado.

A Claro foi a primeira a lançar as tecnologias 3G e 4G, inaugurando a era da internet móvel no País. Mais recentemente, depois de um agressivo plano de modernização e expansão de cobertura de rede, anunciou que será a primeira operadora a disponibilizar o 4.5G nas principais capitais do país. Com a tecnologia mais avançada do momento são esperadas velocidades de navegação 10 vezes mais rápidas que as do 4G convencional.

A Claro também foi a pioneira em oferecer planos com ligações ilimitadas para qualquer operadora, permitindo ao brasileiro falar à vontade no celular e acabando com o temido susto na conta ao final do mês. É também a única que oferece ligações ilimitadas em todos os segmentos, do pré-pago ao pós-pago.

Os planos da operadora também vem com Claro Video e Claro Música, adicionando conteúdo digital à oferta tradicional de telefonia e internet.

Aderente ao novo posicionamento, as lojas da marca estão de cara nova, proporcionando um design convidativo e o conceito de vendas mais consultivas, onde o consumidor pode experimentar e conhecer todos os serviços que a Claro oferece e também os mais modernos smartphones do mercado.

“Temos o compromisso com o novo e com o nosso cliente. É uma vocação da Claro, já que a inovação sempre nos acompanha. Chegou a hora de dar um passo além e reconhecer que as pessoas querem e merecem mais: mais serviços, mais inovação, mais respeito e mais transparência. A Claro abraça o novo e assume o compromisso de levar sempre uma proposta de valor moderna e imbatível a seus clientes”, afirma Paulo César Teixeira, CEO da operadora.

A nova assinatura será apresentada aos consumidores em campanha criada pela Talent Marcel, que traduz o novo posicionamento. “A campanha utiliza a sensação única e excitante de se tirar um smartphone novo da caixa para propor às pessoas que tirem uma nova operadora da caixa, com a melhor experiência e uma rede poderosa”, diz João Livi, CEO da Talent Marcel. 

“Não basta o aparelho ter as melhores features, é na rede da Claro que ele entrega para as pessoas todo o seu potencial, com o 4G mais rápido do país, ligações ilimitadas e todas as novidades que só a Claro oferece”,  finaliza Livi.

A campanha conta com filme para TV, produzido pela Paranoid, meios digitais, mídia impressa, mídia exterior e spots de rádio, sempre destacando a nova assinatura da marca.

“Trata-se de um novo passo, de quem tem a missão de evoluir sempre. A Claro traz o “novo”, para que seus clientes possam sempre mais. É preciso continuar quebrando padrões para fazer o novo acontecer, para oferecer algo que faça diferença na vida das pessoas. Seja através das nossas ofertas, da experiência com nossos serviços ou nas diferentes manifestações da marca junto a seus consumidores”, reforça Marcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.

Claro. Você merece o novo.

E aí? Tá dentro?

 

leia tudo sobre

Publicidade

Então Pronto! promove mais uma troca de experiência entre empresários

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Foco, Marketing

16 de outubro de 2017

A rede Então Pronto! Participações e Negócios, única empresa de networking do Ceará, realiza, no próximo dia 18 de outubro, às 18h30, no restaurante Terra Mia, mais um encontro mensal entre todos os empresários participantes do projeto. A reunião tem como objetivo de trocar experiências, fortalecer relações e iniciar novos vínculos, e proporcionar novas oportunidades de negócios entre os coligados.
Um dos destaques da reunião será a apresentação da TIM Corporativo, que irá mostrar como a empresa vem se colocando no mercado para atender a pequenas e médias empresas, e cuja presença também visará gerar novas adesões entre os participantes.
Além disso, outro ponto alto do encontro será a participação da a sócia-proprietária da Inspira Comunicação, empresa do Grupo WS | MK, Mônika Vieira. Ela irá articular sobre a importância da comunicação dentro das corporações.
Os empresários gestores da rede, Silvana Fujita e Thiago Fernandes, afirmam que o projeto tem como direcionamento gerar negócios por meio da formação de parcerias. “Este encontro, portanto, irá gerar networking, ou seja, conhecer e dar atenção às pessoas que estão por trás dos empreendimentos”, ressalta Silvana.
Sobre a Então Pronto!
Então Pronto! Participações e Negócios é formada por um time de empresários que desejam se desenvolver eficientemente para o mercado, lançando novos negócios, tendo como missão crescer junto a seus clientes e parceiros. O projeto fomenta acordos, viabiliza novos contatos e promove uma intensa troca de experiências entre os participantes.
Serviço
Encontro da Rede Então Pronto
Quarta-feira, 18 de outubro às 18h30min
Publicidade

City Shoes Fortaleza marca presença na 3ª Expo Modeladas

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

11 de outubro de 2017

De 11 a 15 de outubro, a marca feminina City Shoes estará presente na 3ª Expo Modeladas com um stand que venderá peças da sua coleção. O evento, organizado pela Comunidade das Nações Fortaleza, é aberto ao público e faz parte da Conferência Modeladas, O Despertar da Leoa. O evento tem o intuito de inspirar e motivar mulheres, para que elas se sintam mais fortes e alcancem seus objetivos, por meio da palavra de Deus.

A Expo Modeladas, que acontece de forma paralela e tem entrada gratuita,  conta com stands de vendas, de grandes marcas com preços acessíveis, food park, palestras e lazer para toda a família, na Rua Santa Esmeralda, 110, Dionísio Torres.  Na quarta-feira (11), a feira acontece das 17h às 22h e de quinta a domingo, das 9h às 22h.

Serviço: 

Expo Modeladas

Data: de 11 a 15 de outubro
Horário: 

Quarta, das 17h às 22h;
Quinta a domingo, das 9h às 22h;

Local: Rua Santa Esmeralda, 110, Dionísio Torres

Site: http://modeladasparareinar.com.br

Publicidade

City Shoes Fortaleza marca presença na 3ª Expo Modeladas

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

11 de outubro de 2017

De 11 a 15 de outubro, a marca feminina City Shoes estará presente na 3ª Expo Modeladas com um stand que venderá peças da sua coleção. O evento, organizado pela Comunidade das Nações Fortaleza, é aberto ao público e faz parte da Conferência Modeladas, O Despertar da Leoa. O evento tem o intuito de inspirar e motivar mulheres, para que elas se sintam mais fortes e alcancem seus objetivos, por meio da palavra de Deus.

A Expo Modeladas, que acontece de forma paralela e tem entrada gratuita,  conta com stands de vendas, de grandes marcas com preços acessíveis, food park, palestras e lazer para toda a família, na Rua Santa Esmeralda, 110, Dionísio Torres.  Na quarta-feira (11), a feira acontece das 17h às 22h e de quinta a domingo, das 9h às 22h.

Serviço: 

Expo Modeladas

Data: de 11 a 15 de outubro
Horário: 

Quarta, das 17h às 22h;
Quinta a domingo, das 9h às 22h;

Local: Rua Santa Esmeralda, 110, Dionísio Torres

Site: http://modeladasparareinar.com.br