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Agregando valor

por Rodrigo Goyanna

McDonald’s apresenta seus oito sanduíches da Copa do Mundo 2018

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

15 de Abril de 2018

O MCDONALDS divulgou, ontem (11), os seus sanduíches especiais para a Copa do Mundo.

A marca, tradicionalmente, lança novos lanches especiais, um para cada país e para cada dia da semana, trazendo ingredientes marcantes de cada culinária. É a quinta vez que o McDonald’s Brasil investe na ação.

Dessa vez, contudo, são oito lanches. Sete para cada dia da semana e o McBrasil, que poderá ser comprado em qualquer dia.

Outra novidade desse ano são as McFritas ou Batatas Rústicas personalizadas para cada país.

Chama a atenção a presença do McItália, já que a seleção, tragicamente, não se classificou para a Copa.

Uma ausência curiosa é um imaginado McRússia, o país anfitrião do evento. Seria interessante ver o lanche do país que receberá as seleções.

A explicação para tal escalação é simples: o McDonald’s decidiu que esse ano a marca homenagearia as oito seleções que já foram campeãs: Brasil, Alemanha, Espanha, Uruguai, Argentina, Inglaterra, Itália e França.

Os lanches estarão à venda a partir de 24 de abril.

O preço do combo (lanche, frita e refrigerante) deverá sair por 29,90 reais.

Confira, a seguir, cada lançamento:

McItália – Domingo

Composto por queijo muçarela, polpetone, tomate, pepperoni e melt de muçarela com tomate seco no pão de brioche. McFritas tradicionais com molho de muçarela com tomate seco e bacon picado.

McItália: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McItália: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McItália: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McFrança – Segunda-feira

Composto por cogumelos caramelizados, dois hambúrgueres, queijo emental, mix de folhas, cebola crispy e Melt Brie no pão com gergelim. Batatas Rústicas com molho Melt Brie e bacon picado.

McFrança: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McFrança: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McFrança: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McEspanha – Terça-feira

Composto por queijo muçarela, dois hambúrgueres, mix de folhas, tomate, copa fatiada e maionese de oliva no pão de brioche. Batatas rústicas com molho de maionese de oliva e bacon picado.

McEspanha: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McEspanha: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McEspanha: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McAlemanha – Quarta-feira

Composto por cebola caramelizada, 2 fatias de queijo emental entre dois hambúrgueres, bacon, tomate e mostarda rústica no pão com gergelim. Batatas rústicas com molho de maionese e bacon picado.

McAlemanha: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McAlemanha: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McAlemanha: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McUruguai – Quinta-feira

Composto por 2 fatias de queijo emental entre 2 hambúrgueres, copa fatiada, cebola crispy e maionese chimichurri no pão de brioche. McFritas tradicionais com molho de maionese chimichurri e bacon picado.

McUruguai: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McUruguai: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McUruguai: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McInglaterra – Sexta-feira

Composto por 2 fatias de queijo emental entre 2 hambúrgueres, picles, fatias de bacon, cebola crispy e molho barbecue no pão com gergelim. McFritas tradicionais com molho cheddar e bacon picado.

McInglaterra: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McInglaterra: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McInglaterra: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McArgentina – Sábado

Composto por 2 fatias de queijo cheddar entre 2 hambúrgueres, bacon, tomate, alface crespa e maionese chimichurri no pão de brioche. Batatas rústicas com molho de maionese verde e bacon picado.

McArgentina: sanduíches do McDonald's para a Copa do Mundo 2018 McArgentina: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018

McArgentina: sanduíches do McDonald’s para a Copa do Mundo 2018 (McDonald’s/Divulgação)

McBrasil – Todos os dias

Composto por dois hambúrgueres, queijo típico brasileiro, mix de folhas, bacon e maionese verde no pão de brioche. McFritas ou Batatas Rústicas especiais do dia.

O McDonald’s ainda não divulgou a imagem do McBrasil.

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Apple e Google já não são mais vistos com tanta estima pelos consumidores

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

10 de Abril de 2018

Uma nova pesquisa nos EUA sobre percepção de marca mostrou que gigantes, como Apple e Google já não têm o respeito dos consumidores como antigamente.

O Reputation Quotation de 2018, da The Harris Poll, mostra o nível da reputação de grandes marcas nos EUA entre seus consumidores. 25.880 pessoas foram entrevistadas para compor o ranking atual de marcas mais respeitadas.

A The Harris Poll mede desde 1999 o respeito pelas 100 principais marcas do ano vigente. São vinte critérios, divididos em seis categorias, como “Responsabilidade social”, “Visão e liderança” e “Apelo emocional”.

A Apple, que já chegou a ficar na quinta posição entre as mais respeitadas em 2017, agora amarga o 29º lugar. Talvez a culpa seja dela mesma: a empresa admitiu que diminuía de propósito a velocidade de aparelhos antigos. Não pegou nada bem no quesito “confiança dos consumidores”.

O Google também caiu diversas posições e agora aparece na 28ª posição. A marca se envolveu em escândalos com o youtuber Logan Paul (muitos acharam que ela demorou a responder a grave questão).

2018

A Amazon figura no topo do ranking como a mais respeitada. Em segundo, vem a rede de mercados Wegmans. 

Nas posições seguintes, aparecem a Tesla Motors, a rede de restaurantes Chick-fil-A e a The Walt Disney Company.

Segmentos

Dividindo as marcas de acordo com os seis grandes critérios da pesquisa, eis as três mais respeitadas em cada segmento:

Produtos e serviços: Amazon, Tesla Motors e Wegmans

Ambiente de trabalho: Wegmans, Chick-fil-A e Tesla Motors

Performance financeira: Amazon, The Walt Disney Company e Berkshire Hathaway

Visão e liderança: Tesla Motors, Amazon e Berkshire Hathaway

Apelo emocional: Amazon, Chick-fil-A e UPS

Responsabilidade social: Tesla Motors, Wegmans e Whole Foods Market

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Netflix abre “Loja da Corrupção” para divulgar “O Mecanismo”

Por rodrigogoyanna em Marketing

29 de Março de 2018

A netflix criou a “Loja da Corrupção”para divulgar “O Mecanismo”, mais uma de suas séries. A criação deJose Padilha mostra a maior investigação de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil (dramatiza a operação Lava Jato).

Mas entre aqueles que não gostaram muito e aqueles que curtiram sim a produção, não podemos negar que a jogada para divulgar a novidade foi no mínimo ousada. Afinal, ainda que ladrões, ninguém precisa andar mal vestido, não é mesmo?

Situadas no aeroporto de Brasília e São Paulo as unidades oferecem produtos como tornozeleiras de strass para quem não deixa o brilho de lado, mesmo em prisão domiciliar, gravatas com filmadoras embutidas “para você dar um nó nos seus inimigos políticos”, como diz o anúncio e até a “cueca doleira” que não precisa de explicações maiores…Ah, entre os itens expostos, também está o livro Delação Premiada para Leigos.

Até o início da tarde desta terça-feira, 27, o post recebeu 838 mil visualizações, 42 mil reações, mais de 24 mil compartilhamentos e quase 7 mil comentários.

Ações mais agressivas de marketing são a cara da Netflix, mas qual sua opinião sobre esta última? Que tal deixar um comentário contando para a gente?

Conteúdo publicado originalmente no site AdNews.

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Inteligência artificial cria rosto do corrupto no Brasil

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

18 de Março de 2018

E se todo o dinheiro desviado pela corrupção no Brasil fosse desviado por uma única pessoa? E se todo esse dinheiro fosse parar em um único bolso?

 Bem, primeiramente essa pessoa teria R$ 200 bilhões, o que faria dela a quinta pessoa mais rica do mundo, figurando no topo da lista anual da Forbes dos mais ricos.

Em segundo lugar, ele seria um homem de meia idade e branco.

Uma campanha para a Forbes, criada pela Ogilvy Brasil e pela empresa de tecnologia Nexo, deu nome fictício e rosto a esse corrupto-mor: Sr. Ric Brasil.

Com a ideia de alertar os brasileiros para o problema da corrupção (não que o povo brasileiro precise de mais alerta sobre isso, mas enfim…) e, também, para se posicionar contra diante do problema, a Forbes se valeu da inteligência artificial o do conceito de “machine learning” para criar esse personagem. 

A máquina deu a ele características físicas a partir da análise de 150 fotos de corruptos conhecidos do público e condenados, chegando a uma média de idade e de cor de pele, cabelo e olho, por exemplo.

Para moldar a personalidade, a máquina fez o cruzamento de milhares de dados vindos de notícias de jornal, depoimentos, entrevistas e obras literárias em torno de condenados e de investigações, como a Lava Jato.

Em fase de finalização, a Ogilvy promete que a imprensa poderá entrevistar, até o final de março, o Sr. Ric Brasil.

“Pensamos nessa campanha como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre seriamente com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas. Que não se deixa seduzir pela corrupção”, disse Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.

Desde o ano passado, ao publicar a lista dos mais ricos do Brasil, a revista faz um alerta ao lado do nome caso aquela pessoa esteja sendo investigada.

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Magazine Luiza vende colheres para você meter em brigas por aí

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

11 de Março de 2018

Sabe aquele velho ditado (machista)? “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher”? Pois a Magazine Luiza resolveu meter a colher.

Em campanha no Dia Internacional da Mulher, a marca coloca a partir de hoje (8), em suas 860 lojas e no e-commerce, colheres à venda.

Não qualquer lugar. Elas vêm com a inscrição “Em briga de marido e mulher, tem que meter a colher, sim. Ligue 180 e denuncie”.

O custo será de R$ 1,80. Todo o dinheiro das vendas será revertido para o Instituto Patrícia Galvão e para a rede colaborativa Mete a Colher, ambas trabalhando em torno da luta contra a violência doméstica e a violência contra mulheres.

A criação é da agência David.

Dentro da empresa, a marca já criara um sistema para ajudar mulheres que tinham passado por alguma situação de violência. As funcionárias têm acesso ao Canal da Mulher, um sistema de denúncias interno. Luiza Trajano tem acesso direto ao sistema e monitora as denúncias que chegam.

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Nubank faz surpresa após avó de cliente jogar cartão no lixo

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

07 de Março de 2018

Atenta às redes sociais e ao poder que os consumidores têm ali para alavancar uma marca ou causar prejuízos a ela, a nubank não costuma perder tempo.

Uma vez, chegou a enviar um cartão novo para o cliente cujo cachorro mastigara seu cartão.

Agora, o presente foi para uma cliente, Aline F. Campos, que perdeu o cartão recém-adquirido. A avó da cliente acabou, sem querer, jogando o envelope com o cartão no lixo.

A marca resolveu repor o produto, claro, mas também aproveitou a piada: enviou uma lixeira roxa a ela e uma mensagem escrita à mão. Advogados de marca: 

Aline compartilhou o caso em um grupo no Facebook, junto das fotos do presente da Nubank, gerando milhares de reações.

Confira:

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Nike salva a Terra em nova campanha cheia de famosos

Por rodrigogoyanna em branding, estrategia, Marketing

04 de Março de 2018

“Só vai”. Assim a Nike traduz para o Brasil o mais novo mote da marca, a campanha “Choose Go”: pensar menos, correr mais. E, se precisar escolher entre correr e ficar parado, sempre escolher correr.

A nova campanha da marca divulga o lançamento do novo tênis de corrida Nike Epic React Flyknit.

O vídeo conta com a participação de diversos atletas famosos, como Kobe Bryant, Simone Biles e Edinson Cavani. O cientista Bill Nye (o famoso Science Guy) também dá as caras.

Na campanha, a Terra para de girar. Uma multidão terá de se mobilizar para correr e fazer a esfera girar novamente.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=112&v=6MgmbV5SbsA

 

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Marketing de um jeito fácil

Por rodrigogoyanna em estrategia, Marketing

28 de Fevereiro de 2018

O trabalho de reposicionamento de marca remete a capacidade empresarial de se reinventar enquanto organização. De entender que não somente o mercado, mas os consumidores apesar de terem suas preferências, também possuem comportamentos e gostos por vezes muito voláteis. É importante reconhecer quando se deve dar um passo atrás e identificar dentro da proposta de valor de produto ou serviço, quanto do objetivo de atingir um nicho não foi cumprido, o que não tem sido ativado pela entrega da identidade da marca ao seu target.
“Conversar” com os diversos stalkeholders, no sentido de absorver o Maximo de informação possível sobre preço, produto, praça e promoção, é um excelente caminho como primeiro passo nesse esforço de redesenhar o que a nova personalidade da marca pretende entregar ao (novo?) publico.
Entender que tipo de diferencial agrega vantagem competitiva, e nichar cada vez mais seu cliente são sim boas estratégias para quem pretende se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Outra dica interessante é sempre utilizar da estratégia da glocalização, ou seja, pesquisar a níveis globais o que tem surgido de inovador ao redor do mundo, e adaptar de forma racional ao mercado local.
Enquanto gestores, tais profissionais precisam sempre se questionar: O que eu vendo? O que de fato eu tenho entregue? Quem consome meu produto/serviço? Quem consome minha marca? Pra quem eu vendo? Pra que eu ainda não entendi que preciso vender? Aonde eu vendo? Por onde mais posso vender?
Se essas perguntas vierem acompanhadas de respostas precisas e certeiras, certamente o gestor chegará ao fim dela com uma deliciosa sensação de dever cumprido.

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Heinz inverte rótulo e coloca seus ingredientes na frente

Por rodrigogoyanna em Marketing

25 de Fevereiro de 2018

No novo rótulo do ketchup Heinz, os seis ingredientes do condimento estão em letras garrafais, em destaque, na frente do produto.

A embalagem especial faz parte da nova campanha de marketing da marca, que pretende destacar que o ketchup Heinz é feito com apenas seis ingredientes e que não leva conservantes na receita: tomate, açúcar, vinagre, sal, cebola, e aroma natural.

O rótulo, divulgado em primeira mão pelo site da EXAME, ainda destaca

no fim da lista: “e só”.

A partir de segunda-feira (26), começa uma ação em redes sociais em torno do novo rótulo.

 

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Campeões do Super Bowl: avocado, asas de frango e Cindy Crawford

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

12 de Fevereiro de 2018

Após o super bowl, final da liga de futebol americano dos EUA e principal data do esporte (e do marketing) por lá, não é só um time que sai do campo vencedor (neste ano, o Philadelphia Eagles). Marcas, artistas e até comidas também se consagram.

Um novo estudo da Salesforce, divulgado nesta semana, monitorou anúncios, hashtags e imagens compartilhadas em redes sociais, sites e blogs para descobrir as coisas mais populares do evento.

Confira quem de destacou na noite do último dia 4.

Anúncios mais mencionados

1. Avocados From Mexico (137.073)

2. Pepsi (#Cindycrawford, 38.246)

3. Doritos (26.887)

4. Bud Light (20.667)

5. Kraft (9.890)

Imagens mais compartilhadas

1. Cindy Crawford do anúncio da Pepsi
2. Justin Timberlake no show de intervalo
3. Bud Light do anúncio Tag Your Bud Knight
4. Doritos e Sprite com Peter Dinklage e Morgan Freeman
5. Avocados do anúncio do Avocados From Mexico

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018 (Matthew Emmons-USA TODAY Sports/Reuters)

Fotos de comidas mais postadas

1. Chicken Wings (asinhas de frango)
2. Pizza
3. Ribs and Grits (costela e canjica)
4. Cerveja
5. Submarine Sandwich (sanduíche na Baguete)

Top 5 hashtags

#Guacworld

#Pepsigenerations

#SpitFire

#DillyDilly

#FamilyGreatly

Top 5 palavras

Guac

Truck

Food

Beautiful

Sweepstakes

Top 5 logos

Avocados From Mexico

Pringles

Philadelphia Eagles

Pepsi

Fox Sports

Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018

Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018 (Reprodução/Bloomberg)

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Campeões do Super Bowl: avocado, asas de frango e Cindy Crawford

Por rodrigogoyanna em branding, Marketing

12 de Fevereiro de 2018

Após o super bowl, final da liga de futebol americano dos EUA e principal data do esporte (e do marketing) por lá, não é só um time que sai do campo vencedor (neste ano, o Philadelphia Eagles). Marcas, artistas e até comidas também se consagram.

Um novo estudo da Salesforce, divulgado nesta semana, monitorou anúncios, hashtags e imagens compartilhadas em redes sociais, sites e blogs para descobrir as coisas mais populares do evento.

Confira quem de destacou na noite do último dia 4.

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2. Pepsi (#Cindycrawford, 38.246)

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4. Bud Light (20.667)

5. Kraft (9.890)

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1. Cindy Crawford do anúncio da Pepsi
2. Justin Timberlake no show de intervalo
3. Bud Light do anúncio Tag Your Bud Knight
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5. Avocados do anúncio do Avocados From Mexico

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018

Show do Justin Timberlake no Super Bowl, dia 04/02/2018 (Matthew Emmons-USA TODAY Sports/Reuters)

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2. Pizza
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4. Cerveja
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Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018

Pepsi: um dos logos mais destacados durante o Super Bowl 2018 (Reprodução/Bloomberg)